Notícia

Envenenado pelo tampão: paciente sofre de síndrome do choque tóxico e quase morre


Síndrome do choque tóxico: o tampão biológico quase custa a vida de uma jovem

Uma jovem dos Estados Unidos quase morreu porque usou absorventes orgânicos durante o período menstrual. O uso do artigo de higiene levou à chamada síndrome do choque tóxico (TSS) nos 33 anos de idade.

Jovem mulher lutou por sua vida

A troca regular de tampões e ataduras faz parte da higiene íntima adequada durante a menstruação. Se os tampões permanecerem na vagina por muito tempo, os especialistas podem até enfrentar perigos com risco de vida, como a chamada síndrome do choque tóxico (TSS). Uma jovem dos Estados Unidos também teve que experimentar isso. A mulher de 33 anos, portanto, lutou por sua vida em um hospital no estado de Massachusetts.

Tudo começou com uma forte dor de cabeça

Segundo uma reportagem do jornal britânico "Mirror", Kristina Makris foi a uma clínica no estado americano de Massachusetts com uma dor de cabeça violenta no início deste ano.

Os médicos supuseram que os sintomas eram devidos à gripe e enviaram a casa de 33 anos novamente.

Sua condição piorou lá, ela ficou mais e mais fraca e teve que vomitar e, portanto, foi trazida para a Lahey Hospital em Burlington, Massachusetts, por sua mãe.

Lá, o paciente foi tratado com quatro antibióticos diferentes e medicamentos para pressão arterial, entre outras coisas.

"Eu ainda não tinha ideia do que estava acontecendo comigo, e parecia que os médicos também não tinham certeza", disse Makris, segundo o "Mirror".

A condição da mulher se deteriorou dramaticamente

O tratamento não melhorou sua condição. "Pedi medicação para as enfermeiras e até ameacei encontrá-las e tomá-las", disse Makris.

Como uma erupção na perna se espalhou e suas funções vitais ficaram cada vez mais fracas, o paciente foi transferido para a unidade de terapia intensiva.

E então foi rápido: "Só me lembro da equipe cirúrgica que correu em minha direção e me disse que eu tinha 45 minutos para decidir se deveria ou não fazer uma cirurgia", disse Makris.

"Fiquei tão confuso que não sabia o que dizer ou por que precisava de cirurgia até que me disseram que precisava da cirurgia imediatamente ou perderia minha perna esquerda".

Quando a mulher de 33 anos acordou um dia depois de uma operação, viu o cirurgião e, por não poder falar devido a um tubo respiratório, escreveu uma nota no quadro branco e disse: "Obrigado por salvar minha vida . "

Três dias depois, os médicos informaram a mulher do diagnóstico: ela sofria da chamada síndrome do choque tóxico (TSS).

Segundo o relatório, suspeitava-se que sua doença fosse devida a tampões, mais especificamente, tampões orgânicos que a maquiadora havia começado a usar apenas recentemente.

"Como estavam incrivelmente secas, eu provavelmente arranhei a parede da minha vagina quando puxei um tampão e o tornei tão suscetível a infecções", disse o homem de 33 anos.

E: "Nunca me ocorreu que eu poderia ter perdido minha vida fazendo algo simples".

Doente de tampões

Emma Soos, enfermeira e diretora administrativa da clínica de saúde das mulheres, disse de acordo com o "Mirror" que todos os tampões - orgânicos ou não - podem ser perigosos.

"A principal razão pela qual as mulheres sofrem um choque tóxico é porque deixam tampões na vagina por muito tempo", disse o especialista.

"Orgânicos ou não, os riscos são os mesmos, mas mudar a marca do tampão usado pode resultar em uma reação se você não estiver familiarizado com outro produto", disse Soos.

"No caso de Kristina, isso pode ter sido causado pela absorção do produto - mas não podemos determinar uma causa específica neste caso".

A doença do tampão pode ser fatal

O TSS também é conhecido coloquialmente como uma "doença do tampão".

Além da febre alta, os sintomas típicos da doença infecciosa incluem dor de cabeça, tontura, queda da pressão arterial, erupção cutânea, além de dores musculares, náuseas e diarréia.

Se houver sintomas, um médico deve ser consultado rapidamente.

A infecção pode levar a insuficiência circulatória e orgânica grave.

Embora a doença ocorra muito raramente com um caso por 200.000 habitantes, pode ser fatal, como mostrou o caso de Jemma-Louise Roberts, 13 anos, da Grã-Bretanha. A garota da Grande Manchester morreu há quatro anos de síndrome do choque tóxico.

O paciente se recuperou

Depois que Kristina Makris passou duas semanas no hospital, a paciente recebeu alta, mas passou três meses em casa para recuperar a força.

Após o incidente chocante, os médicos disseram-lhe para nunca mais usar tampões.

A mulher disse que não sabia quase nada sobre a doença: “Eu quase não sabia nada sobre o choque tóxico. Além do fato de que quando eu tinha 12 anos e comecei a menstruar, disseram-me que você nunca deveria deixar um absorvente interno por muito tempo. ”

Mas: "Eu segui todas as regras, mas ainda aconteceu comigo. Agora eu tenho trauma quando vejo um tampão. "(Anúncio)

Informação do autor e fonte


Vídeo: A fisioterapia integrativa: uma nova abordagem terapêutica (Dezembro 2021).